sábado, 8 de agosto de 2009

quand 6 + 2 = a quelque chose d'orange

Bertrand Delanoë, é o atual prefeito de paris. ele foi um dos responsáveis por implantar o sistema vélib, que "aluga bicicletas" para os que estão em paris. isso é muito interessante. a antiga paris de mal-humorados, engarrafamentos, ônibus e mêtros lotados e alto índice de poluição deu lugar à uma cidade mais horizontal.

o cara, o bert, engendrou [que palavra maravilhosa!] uma outra vida. tomou medidas que alteraram o curso da cidade, tornando-a mais acessível, e consequentemete mais democrática.

legal ver como uma iniciatica simples, mudou algo grandioso. o difícil é acertar.

mas dá pra analisar né. pelo menos devaneiar.

- a cidade de paris é plana [isso é um ponto fortíssimo].

- o uso de bicicletas melhora a condição física e a qualidade do ar. a pessoa torna-se por facilidade mais saudável.

- como as bicicletas ficam "dormindo" nas estações de metro, existe uma integração dos transportes. e cada um pode montar seu caminho [autonomia[acho que a palavra mais maravilhosa que o homem inventou]].

- a pessoa escolhe se aluga durante o ano inteiro [morador] ou só alguns dias [turista].

- o preço [algo de grande importância também] é acessível.

essas afirmações vieram a partir do que vemos, logo elas foram pensadas para acontecer. antes elas eram idéias que queriam chegar a algum lugar particular. e chegou.

já posso dizer uma coisa:

je t´aime vélib!

*o título do post faz menção a uma matéria que saiu na revista bulletin, editada pelo banco credit suisse, e que na edição de número 2, de junho e julho de 2008, fez uma revista inteira dedicada à educação.
um dos entrevistados é howard gardner, professor de ciências cognitivas em harvard. ele escreveu um livro chamado "five minds for the future".

Nenhum comentário:

Postar um comentário