terça-feira, 15 de setembro de 2009

a maravilha da tecnologia humana

vamos tentar fazer direito.
segundo o novo dicionário aurélio.

tecnologia

[Do gr. technología, ‘tratado sobre uma arte’.]
Substantivo feminino

1.
Conjunto de conhecimentos, esp. princípios científicos, que se aplicam a um determinado ramo de atividade:
tecnologia mecânica.

2.
A totalidade desses conhecimentos:
Vivemos a era da tecnologia.

3.
Desus. Terminologia técnica. [Cf. técnica.]


humano

[Do lat. humanu.]
Adjetivo

1.
Pertencente ou relativo ao homem:
natureza humana;
gênero humano.

2.
Bondoso, humanitário. ~ V. calor —, capital —, ciências —as, comunicação —a, formigueiro —, gênero —, geografia —a, litologia —a, natureza —a, paleontologia —a, recursos —s, relíquias —as, respeito — e humanos.


a tecnologia humana.
acho que o primeiro passo seria desmistificar a palavra "tecnologia". estamos por demais acostumados a ouvir essa palavra e associá-la a iphones e computadores, objetos que usam de uma tecnologia, mas não dá tecnologia. a tecnologia é um conjunto de conhecimentos.
vejo a tecnologia humana como um conjunto de conhecimentos pertencentes ou relativos ao ser humano. até aí tudo bem, só juntei a significação de duas palavras. mas como ver isso por aí?
paris aparece como um lugar que concentra tecnologia humana. bicicletas que estão disponíveis para uso, internet grátis e sem fio em parques, praças, jardins, bibliotecas, museus.. , tomadas elétricas liberadas para quelqu'un, facilidade de locomoção urbana [ônibus, metrô, tênis].. tudo isso é resultado e não origem.
a tecnologia humana é o que fornece vontade, espaço, criatividade e solução para que desfechos como os citados acimas possam ocorrer.
interessante é saber o que proporcionou a esse lugar, essa possibilidade. é quase um brasil no sentido de que "plantando tudo dá". a terra é boa. se a terra é boa, é por que sua base é constituída por diferentes nutrientes. de diversidade. de diferenças. de multiculturalismo. e isso é legal. trés légal!
e é justamente nessa origem, nesse meio, que está a disparidade. e isso atrai.


"só entrei no jogo por que, estou mesmo depois,
depois de esgotar a consciência regulamentar
só entrei no jogo por quem, estava todo pirado
apenas piro me viro, mas também, viro zóico"

Um comentário:

  1. Boa tarde!

    Faz tempo que não deixo um comentário por aqui. Muito boa ideia!

    Concordo plenamente com o conceito de 'tecnologia humana' que você nos mostrou. Geralmente as pessoas acham — eu também pensava o mesmo antes de ler seu post — que tecnologia tem a ver somente com computadores, robôs, etc. Engano nosso.

    Mas por que será que Paris concentra tantos elementos favoráveis à concentração de tecnologia? Foi o tempo que ensinou? Consequências da história? Mera coincidência? Mais um tabuleiro a ser desvendado.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir